Por Anna Paula, para o blog SãoPauloFCBR
Saudações a todos os leitores do blog. Hoje resolvi falar sobre esse assunto que amolou as cabeças dos amantes do esporte nesta última semana: a grave acusação que o árbitro Gutemberg de Paula Fonseca promoveu contra o presidente da Comissão de Arbitragem, Sérgio Corrêa.
Primeiramente, quero dizer que vou ser "parcialmente imparcial". Sim. Vou direcionar totalmente minha opinião pela imparcialidade, mas veremos que a maioria vai chegar em um denominador comum.
O que ocorreu essa semana foi que o árbitro, que está afastado do quadro da FIFA, disse que o presidente Sérgio Corrêa intimidava os árbitros; e foi bem direto ao falar que o mesmo insinuava privilégios ao SCCP. Mas me respondam uma coisa: por que sempre o Corinthians é que está no meio de tudo isso.

Antes mesmo de 2005, naquele campeonato que entrou para a história e para as páginas criminais; que tivemos gravações do próprio Dualib dizendo: "era para o Inter ser o campeão"; os mais antigos já eram familiarizados em ver o nome desta instituição envolvida em corrupção desportiva.
O Corinthians é um time antigo e popular, e por isso tem uma torcida grande, que deve sim ser respeitada, assim como todas as outras. Mas será que os próprios torcedores deste clube não queriam que esta fama fosse diferente? É o único clube que se diz Campeão Mundial, mas que disputou esse torneio no próprio país, sem, contudo, vencer uma Libertadores, e fez a final contra um outro clube brasileiro. Por que para eles é tudo mais fácil?
Qual o argumento que um torcedor do SCCP tem para usar quando lhe zombam daquele campeonato de 2005? Como reagem quando tem que ouvir que o seu clube foi vendido para uma empresa cujo dono é um criminoso e tem envolvimento com a máfia russa? E que ainda tem (ou tinham, pouco me importa) um presidente que esteve envolvido na crise entre 2006 e 2007, quando o Corinthians esteve nas páginas policiais, e não na página de esportes.
Esse texto não é mera provocação de rivais, e não tem a finalidade de esclarecer alguma coisa, mas sim de fazer quem o lê raciocinar e perguntar a si mesmo: é um desrespeito ao futebol brasileiro ou não?
Seriam páginas e páginas de leitura se eu fosse escrever tudo o que já ocorreu (ex: Andrés Sanches ganhar cargo na CBF, posteriormente SCCP campeão 2012; depois essa acusação. Em 2009 aquele dossiê feito pelo Inter provou a quantidade de erros de arbitragens que o fizeram chegar à final. Os índices que mostram o grande número de penalidades máximas a seu favor, e contra os times que estão jogando; etc.)
E aí torcedor corinthiano? Você consegue enxergar as mesmas coisas que eu, ou vai simplesmente bater no peito e dizer que "aqui é corinthians" ? O mesmo futebol que você ama, é o que te engana...pense nisso!








