Ultimas colunas

sexta-feira, 22 de junho de 2012

Morte anunciada

Por Wagner Moribe (@wmoribe)

Sou contra qualquer tipo de reflexão feita após um jogo, especialmente sobre um de prejuízo tão alto como este último, que nos custou a eliminação de um dos campeonatos mais “ganhos” de nossos 76 anos de história. Por isso, digo que essa explanação foi feita friamente, como um fechamento de tudo que eu venho falando nos últimos tempos. ----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- 1) Elenco: Embora falte muita qualidade no elenco, os jogadores são os menos responsáveis pelo futebol pífio apresentado em 2012 (pra não falar desde 2008). Não foram eles que pediram para serem contratados. Foi sob um tal lema de “trazer jogadores cascudos”, que a diretoria começou o ano super-feliz por ter se desfeito – é bom que se diga, a preço de banana – dos que eles consideravam sem raça ou vontade. Pois bem, não vou nem entrar no mérito de que Jean, Carlinhos Paraíba, Dagoberto (SIM SENHOR), Marlos, Juan e Henrique, tem condições, na minha ótica, de ao menos compor o atual elenco. Ou alguém vai me dizer que o Jean é pior que o Piris; que o Paraíba não joga mais que o Maicon; que o Marlos e o Dagoberto são piores que o Fernandinho; e que o Henrique do que o W.José? Faz um tempinho que a diretoria, incluindo o badalado Milton Cruz, tem errado a mão nas contratações, mas esse ano bateram recorde. Ou alguém aí se encantou com o futebol dos nossos reforços no ano passado? Paulo Miranda não serviu pro Palmeiras. Veja bem, Palmeiras! O Édson Silva e o Maicon não eram destaques no bom time do Figueirense do ano passado, que chamava muito mais atenção pelo lateral-direito B. Silva e atacantes W.Nem, J.César. O Fabrício, é incrível como contrataram um jogador com esse histórico de lesões. Osvaldo era aposta, há um desconto, e eu acho que nem teve tempo ainda para mostrar seu futebol. O Jádson não é ruim. Ele é isso aí, bom passe, bom chute. Nada demais, embora a diretoria tenha trazido ele como se fosse o novo Raí. De boas contratações, só o Cortez e o Douglas. O resto, por mim, é jogar nos classificados, à procura de um Atlético PR, Goiás ou Sport que estejam interessados neles. --------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- 2) Treinador: Fui MUITO reticente quando anunciaram o Leão pra técnico do São Paulo. Mas, mesmo com sua arrogância, acredito que ele tenha feito um trabalho de razoável pra bom nesta sua 2ª passagem. Talvez seja uma supervalorização, de alguém que tenha cansado de se irritar com PÉSSIMOS treinadores como Ricardo Gomes, Carpegianni, Adilson Batista e – dá até arrepio – Sérgio Baresi. Foi Leão que recuperou o futebol de Denílson, Casemiro e Lucas, por exemplo (talvez isso ocorresse mesmo sem o treinador). Porém, é o time montado por ele que não tem nenhum padrão de jogo atualmente. A equipe é refém dos lampejos do Lucas, o que é muito perigoso, em se tratando de um menino de 20 anos. Alem disso, Leão AMA demais algumas peças que não dá pra entender, como Piris, Paulo Miranda, Fernandinho, Cícero e W.José, e não dá chance para outros como Ademilson, Osvaldo, Rodrigo Caio e Henrique Miranda. Não há muitos nomes disponíveis no mercado, mas é hora sim de trocar, e acredito que poderia rolar uma tentativa nas voltas do Autuori ou do Levir Culpi. -------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- 3) Torcida: A noticia que ouvi no final da tarde de ontem me deu desespero. DE NOVO, a galera xingando jogadores? Será que não aprenderam com a saída do Kaká e do Luis Fabiano? Vão fazer o que, queimar um menino como o Lucas, e chorar quando ele fizer sucesso em outro time? NÃO descontem raiva pela eliminação em jogadores que honraram a camisa. ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- 4) Diretoria: Essa pode ser bem longa. Não vou nem entrar no mérito da validade da reeleição do Sir. Juvenal Juvêncio, para não me alongar tanto. Juvenal fez um trabalho razoável nos anos que comanda o Tricolor. O começo, com sucesso, foi muito mais fruto do trabalho começado por Marcelo Portugal Gouveia, mas o JJ tem alguns méritos, como o projeto de ampliação do Morumbi, o crescimento na arrecadação com shows, e a contratação do Luis Fabiano, por exemplo. Porém JJ paga um preço caro por seu principal defeito, conhecido por todos: a soberba. Embora eu defenda seu posicionamento contrário à CBF de Ricardo Teixeira, é preciso se saber fazer oposição. Se não, quem paga é o próprio clube. O São Paulo cansou de ser prejudicado por essa falta de tato de JJ. Perdeu o estádio da Copa e deixou de servir de campo para os rivais, por exemplo. Não consegue fechar um patrocínio master na pré-temporada há pelo menos 2 anos, e não era esse clube odiado por todos, como é hoje em dia. Na montagem do time propriamente dito, peca por demais, contrariando os entusiastas que falam que o nosso presidente “manja muito de futebol”. A começar pelos treinadores. Tirando o Muricy, que nem foi contratado por ele, todos os outros foram pífios e freqüentam a lista dos piores que vi no São Paulo (especialmente Baresi, R. Gomes e A. Batista), ao lado de gênios como Mário Sérgio e Vadão. Fora isso, contratou muita tranqueira. Não conseguiu um lateral-direito nem um 10 em sete anos de mandato. Tentou Cicinho e Ilsinho, que deram errado por outros motivos, mas ainda assim, muito pouco. Fernandão, Cleber Santana, Léo Lima, Carlos Alberto, André Luis, Rivaldo, e MUITOS outros, trazidos como SOLUÇÕES, para não falar nas apostas em “promessas” bizarras como Joílson, W. José, Piris, Jean Rolt e W. Diniz. Para o torneio que nos resta em 2012, poucas esperanças. Sem Lucas e cia nas Olimipiadas, será contratar, ou esquecer e esperar por mais uma das “brilhantes” reformulações que propõe JJ a cada começo de ano. Só nos resta rezar.