Ultimas colunas

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

PH Ganso 2013 = Rivaldo 2011

Por Wagner Moribe (@wmoribe)


Poucos toques na bola durante o jogo. Quando ela chega, um lance rápido, geralmente genial – um chapéu, um toque de calcanhar, um lançamento.

Os olhares menos entusiasmados sobre o Tricolor dos últimos três anos atentarão à semelhança. O futebol apresentado pelo nosso atual camisa 8, mesmo nos tempos de Vila Belmiro, lembra muito o praticado pelo veterano Rivaldo durante sua passagem pelo Morumbi em 2011.

Sou fã do Rivaldo. Listo ele entre os 10 ou 20 melhores jogadores que já vi jogar.

Porém, ao contrário dos muitos que criticavam Carpegianni por não escalá-lo como titular em 2011, nunca achei que o atual jogador do São Caetano tivesse condições de comandar o nosso meio campo, mesmo nos tempos difíceis que vivíamos naquela época. (Que fique claro, mesmo concordando nesse ponto, acho Carpegianni um péssimo treinador)

Rivaldo não tinha condições físicas, era pouco combativo na marcação, e exigia um time muito redondo para que a bola chegasse com precisão ao seu pé.

Não deu outra: 2012 começou com o camisa 10 do pentacampeonato da seleção sem contrato renovado.

Águas passadas seriam estas, se não estivéssemos diante de um jogador muito parecido no atual elenco Tricolor: Paulo Henrique Ganso.

Pior ainda: ao contrário de Rivaldo, Ganso veio como solução, após uma interminável novela que envolveu um alto custo também para o São Paulo.

Quando Ganso surgiu, no espetacular time do Santos de 2010, não tive dúvida em apontá-lo como craque. Hoje, tenho dúvidas, se contratamos um fantástico meia, como o que brilhou há quase três anos atrás, ou um peladeiro, que entende do assunto, mas que padecerá do rótulo de eterna promessa, que de tanta gente já fez vítima. 

No atual time do São Paulo, com três atacantes, montado sob a premissa da velocidade, Ganso não tem vez. (Ponto pra Ney Franco).

Espero, de verdade, que eu esteja muito errado, e Ganso seja o nosso comandante dos tetracampeonatos.

Enquanto isso, vamos de Jádson e Cañete...