Boa noite Tricolores,
Hoje tivemos mais um jogo pelo Campeonato Paulista, envolvendo o São Paulo e o time do Litoral, Santos. O clássico foi disputado na vila Belmiro e como esperado a torcida anfitriã realizou alguns protestos direcionados a seu ex-ídolo Paulo Henrique Ganso. Nada demais, mas que se o Brasil e Federação Paulista fossem um pouco mais rigorosos, poderiam facilmente indicar sanções ao clube e seu estádio. Porém, acho pouco provável que isso aconteça.
Ganso
Com certeza trata-se de um jogador diferenciado, porém não pode se contentar em apenas realizar passes para o lado, sem agredir mais o adversário. No jogo de hoje, ficou muito de costa para o gol adversário, servindo as vezes como um pivô na intermediária. Tem potencial pra muito mais. Precisa de ritmo é claro, mas se não melhorar nos treinamentos e nos jogos que entrar, vai ficar no banco, isso é inevitável. Estamos disputando a Libertadores e nela não cabe experiências, treinou bem joga, ficou devendo espera. É assim, não podemos simplesmente colocar um jogar em campo pelo nome, ou porque custou caro. Tem que jogar aquele que estiver melhor. Como vamos tirar o Jadson, está jogando muito bem, agride, faz gol, dá passe em profundidade, marca.
Admiro muito o futebol de PH Ganso, mas o São Paulo e a Seleção precisam de um jogar com mais sede de vitória. Mais competitivo, ligado no jogo, que comande o meio de campo e quando necessário infiltre na área, abra espaço, chute ao gol com força e não simplesmente chute a bola em direção ao gol como se fosse uma obrigação, como se viu hoje. Lembrando de alguns meias que atuaram no São Paulo, podemos citar o mais emblemático deles, Raí, se movimentava muito no meio, cabeceava forte nos escanteios, chutava de longa distância e marcava gols importantes para o time. Ganso pode ser assim, basta querer. É claro que cada um tem seu estilo, porém um meia não se resume a ficar tocando bola de um lado para o outro. Tem que ver o jogo e jogá-lo, ir pra cima e buscar o gol sempre.
Neymar
É um jogador muito bom. Porém será que a torcida brasileira pode depositar todas as suas fichas nele? Estamos as portas de uma Copa das confederações e de uma Copa do Mundo. Nessas competições, será que Neymar espera que os árbitros sejam tão coniventes com sua forma exagerada de cavar faltas? Convencionou-se que encostar nele é falta, principalmente se for dentro da área. O pênalti marcado a favor do Santos foi exatamente isso, o zagueiro simplesmente encosta nele e ele alguns metros depois desaba. Será que ele espera que os árbitros estrangeiros, como vemos em jogos europeus, vejam isso e marquem sempre falta. Lembramos que a Vila Belmiro não estará na Copa.
Qualidade tem e de sobra, porém ficaria um jogador mais completo se usasse sua habilidade para ir pra cima dos zagueiros e mesmo sendo tocado ou seguro seguisse no lance, demostraria mais raça, afinal jogador de futebol joga em pé e não deitado.
Arbitragem
Erros básicos comprometeram a arbitragem. A bandeira marcou impedimento em um gol legal de Luis Fabiano. O árbitro marcou um pênalti inexistente em Neymar. Se fosse sério e com mais coragem daria amarelo por simulação. Mas não, seguiu a onda do atacante, fez o mais fácil (marcar para o time da casa), assim não se comprometeria na partida.
Os árbitros brasileiros são fraquíssimos, amadores, com pouco conhecimento da regra, mal preparados fisicamente e mesmo com tudo isso, o jogador não pode reclamar, tem que olhar para eles e abaixar a cabeça, sob o risco de tomar cartão.
Lamentável a atuação de hoje. Árbitro desse nível não pode estar apitando jogo profissional. Interferiu totalmente no resultado. Ainda bem que é no Paulistinha.
A Derrota
Acho que o time jogou abaixo dos outros jogos, com menos velocidade, menos garra. Porém isso se deve, ao meu ver, a entrada de Ganso que infelizmente não ditou um ritmo mais agressivo, jogando assim fica difícil entrar como titular.
Alguns jogadores, também não fizeram um grande jogo, casos de Paulo Miranda (novamente dando carrinho na grande área, sem necessidade), Rodholfo ( que na minha opinião deve ser reserva de Tolói, mesmo este jogando na esquerda), Cortez ( que apenas acompanhou o jogo, sem ir a linha de fundo), Douglas também não entrou bem e os atacantes LF9 e Osvaldo já tiveram dias melhores.
Foi um jogo razoável. Que os são paulinos sabiam que se perdessem não teriam um grande problema, parece que o foco realmente é a libertadores. O que acho correto. Claro que não concordo em ver jogar como jogaram, mas o paulista é a menor competição que vamos disputar no ano e jogador sabe a hora que tem de se poupar, se não daqui a pouco estoura e fica fora de jogos decisivos. Longe de mim em tentar justificar essa derrota, mas prefiro perder agora, sendo no Paulista do que lá na frente na Libertadores.
Acho que o Paulista poderia servir apenas para colocarmos o Ganso pra jogar, pegar ritmo, dinâmica, gana... assim teríamos mais um jogador lá na frente a disposição.
Um grande abraço e saudações a todos os tricolores,
Júlio Calheiros








